sábado, agosto 04, 2007

Antes demais

Pronto, irritei-te.
É invariável. Cometo muitas vezes o mesmo erro - estou, estritamente, a falar ao nível da comunicação humana. - Sou demasiado assertivo com determinado tipo de assuntos que me empolgam. (vamos lá ver, meio a sério, meio a brincar)

Por vezes, falo (para quem me ouça) com uma convicção tal que sugere que não resta lugar para grandes dúvidas. E quanto às pequenas... entretanto estendi-lhes um campo minado disposto de tal ordem que pouca gente se arrisca a atravessar.
Aquele espaço que medeia, entre mim e o interluctor, fica amíude preenchido com uma via de sentido único, as placas de trânsito determinam um enorme "encosta aí! aproxima-se um veículo pesado, um lógo monólongo com reboque". Esta determinação costuma ser defendida com o eficiente apoio de barragem de artilharia verborrial: "Escuta... escuta..." e outros tipos de munição. É, em suma um defeito-feitio, uma desgraçada de uma retórica musculada até ao átomo, uma espécie de dialética manhosa e desónesta. (Se me apetecer, é claro... posso num estar a fim.)
Disse um amigo brasileiro a propósito das brigas: "pago para não entrar. Nunca pago para sair." Enfim, tem vezes, tem vezes que pago para entrar. Se o assunto envolver televisão, politica, religião, política e politica é iquase incontrolável: insisto em levar a bicicleta para casa. (Quais marketing quaisquê?! Eu como-lhes é a cabeça!)

É uma dialéctica marada. Daquela em que nem te ouço. Resulta daí que volta num volta fico a falar sozinho. Embaciam-se-lhe os olhos e o interluctor fica a olhar para um ontem que ficou mesmo por detrás do sol posto.

Na verdade... Nestas ocasiões, e mesmo quando o assunto é a felicidade alheia, mesmo quando afirmo, convicto, coisas como: "Quais quê?!? V. sabe lá. É feliz sim senhor!" Bom, na realidade e metendo a mão na consciência, acho que não estou a falar dos outros... estou a falar de mim. A pintalgar o mundo com as minhas cores. De maneira torcida faço aquilo que sensuro nos outros, isto é, julgá-los de acordo com os meus padrões. O que é coisa que não se faz. Por exemplo: Fulano teve determinada atitude, pois, Belcrana assiste a tudo e pensa "se fosse eu a fazer assim era por isto e por aquilo..." daí Belcrana infere o estado de espírito e os motivos pelos quais fulano agiu como agiu. Está mal. É abuso e costuma redundar em bostada. Portanto, reconheço o "mal", e tenho cosnsciência (à posteriori, sempre à posteriori) quando incorro neste erro. "Quais quê?!?! Eu é que sei, Você é feliz, aliás,,, se eu fosse a si era mesmo muuito feliz!"
Compreenda-se, acho que estou sempre a falar por mim, de mim e para mim. E por vezes insisto. Porquê?? isso agora... fica para o próximo poste.

No entanto, extraordinariamente, existe uma técnica, uma brecha em todo este dispositivo. Ao interluctor basta sussurrar "não tens razão." ou simplesmente protestar de modo igualmente veemente que discorda de todo dos meus argumentos. Aí fico muito interessado por dois motivos: um, eventualmente "vais-te espalhar e ós'pois eu lavo o chão contigo"; o outro, podes ter razão. E nisto faz-se-me luz! "Entendo!! compreendo, que aspecto tão interessante". E rapidamente, recoonstruo o edifício todo com base num novo persuposto. Gosto imenso. E por isso que cá ando, pá'prender.

Bom fim de semana a todos e
boa segunda-feira mais em particular.


ps: Ele há bué de múzica nova. Quilos!! de resto se num fecharem a janela tem pr'ái quase meia hora, mais de vinte minutos dela.

Etiquetas: ,

4 Bombadas­:

Blogger Goiaoia acrescenta que...

Mas não é sempre assim. Isto são uns ataques que me dão. No dia-à-dia consigo establecer diálogo com as pessoas como qualquer cidadão funcional.
Bola, por exemplo, sou um baril para falar de bola e nunca nunca me chateio, pois leva a taça quem a queira. São assuntos que dou de barato. Não me despertam instintos belicistas. Tais como coisas de família, trabalho, amigos... (desde que não me falem de política, c'aí estão mesmo a pedi-las!) Vai tudo na boa... áh! muito importante, e nu'me peçam opinião sobre as coisas. Eu dou.

11:45 da tarde, agosto 04, 2007  
Blogger Lcego acrescenta que...

reaccionário. Arreeeeeeeeeeeee....bitado!

6:33 da tarde, agosto 06, 2007  
Blogger Maria Strüder acrescenta que...

Olha, olha!
Tens escrito e não vi =(
E mais calma consigo?
Noto aí umas farpinhas emocionais...

4:06 da tarde, agosto 07, 2007  
Blogger Goiaoia acrescenta que...

um destrambelhanço total. completo.

tchhhq'ue... obrigadinho pelo toque

7:43 da tarde, agosto 07, 2007  

Enviar um comentário

<< Home